segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Resenha - Se eu Ficar (If I Stay #1) - Gayle Forman


"O quase não importa. É preciso encarar a situação real, do jeito que ela se apresenta no momento presente."




Mia é uma garota como qualquer outra, exceto talvez, pela música. Desde quando nasceu, foi cercada por sons de uma guitarra da banda de seu pai. Mas foi pelo violoncelo que a garota se apaixonou desde os seis anos de idade. A música também foi a última coisa que Mia ouviu depois do acidente.

O livro basicamente narra a vivência de Mia no hospital, tentando decidir se fica aqui ou não. Para isso, ela relembra as coisas do passado, tanto as boas, quantos as ruins. O presente também interfere na escolha de Mia, além de Adam, é claro.

Adam é um musicista, tem uma banda e é totalmente o oposto de Mia; ele é roqueiro, ela é violoncelista. Ele é popular, ela não. Ela tem que escolher uma coisa, ele não.



Eu gostei bastante do livro. Achei que a Gayle foi bem criativa ao inventar as cenas do passado de Mia. Achei que tudo teve coerência e nada ficou perdido na história. Minha nota é 4 estrelas pelo simples fato de ter odiado o Adam. Pior que o Damen e o Aspen juntos!
Mas, em compensação desse ódio, amei uma personagem: a Kim. Achei que ela foi bem centrada nos monólogos com a Mia no hospital, e sem contar que a Liana Liberato fez uma atuação incrível.
Por falar em filme...
Eu gostei da adaptação. 100% fiel não foi, claro. Aliás, se fosse poderia ficar chato, repetitivo e pesado. 

"Se eu Ficar é um livro que remete às coisas boas da vida: ficar com sua família, curtir cada momento e, o principal, amar. Chega a parecer quase religioso, com um toque sutil de espiritualidade. Se eu Ficar não me fez chorar, mas creio que será como um leito para quem tem o coração mais sensível".


2 comentários:

  1. Aaah esse foi o primeiro livro da Gayle Forman que li e já me apaixonei pela escrita, já li esse livro e me emocionei um pouquinho com a historia também já assistir o filme que foi muito fiel ao livro. Parabéns pela resenha! ;)

    xoxo!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Powered By Blogger